Repórter Recife – PE – Brasil

Presidente Lula recebe atletas paralímpicos brasileiros após histórico desempenho nos Jogos de Paris, com 89 medalhas conquistadas.

Na tarde de terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Palácio do Planalto os atletas paralímpicos brasileiros que competiram nos Jogos de Paris deste ano. O motivo da recepção foi o excelente desempenho do Brasil na competição, que resultou no melhor resultado do país na história dos Jogos Paralímpicos.

Com um total de 89 pódios conquistados – 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes – o Brasil alcançou o quinto lugar no quadro de medalhas do megaevento realizado na capital francesa. Essa marca superou os resultados obtidos nas edições anteriores dos Jogos Paralímpicos, como em Tóquio em 2021 e no Rio de Janeiro em 2016, onde o país conquistou 72 pódios e ficou em sétimo lugar em ambas as competições.

Em um discurso emocionado aos atletas, o presidente Lula garantiu apoio total para que continuem se preparando da melhor forma possível. Ele ressaltou o compromisso do governo em oferecer estrutura para que os atletas possam treinar e competir com excelência.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, atribuiu o sucesso alcançado em Paris ao planejamento estratégico proposto em 2017 e uma mudança de rumo na estratégia da entidade. Com um total de 72 centros de referência no país, a expectativa é expandir para 560 nos próximos 8 anos.

O ministro do Esporte, André Fufuca, também celebrou o feito dos atletas brasileiros, afirmando que o Brasil se consolidou como a “pátria do esporte paralímpico” após as conquistas em Paris.

Dos 280 atletas que participaram dos Jogos de Paris, 274 recebem o Bolsa Atleta, um programa do governo federal que apoia financeiramente os esportistas. Mariana D’Andrea, medalhista de ouro no halterofilismo, destacou a importância do Bolsa Atleta e dos patrocínios para que consiga se dedicar integralmente ao esporte.

Em resumo, a recepção dos atletas paralímpicos brasileiros no Palácio do Planalto foi uma celebração merecida pelo excelente desempenho e conquistas históricas alcançadas nos Jogos de Paris, demonstrando todo o potencial e talento dos esportistas do país.

Sair da versão mobile