Em uma entrevista à Agência Brasil, o cientista político Rudá Ricci, ex-aluno de Freire e atual presidente do Instituto Cultiva, compartilhou suas experiências e vivências com o renomado pensador. Ricci relembra como teve seu primeiro contato com a obra de Freire aos 16 anos, quando frequentava a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A partir desse momento, o jovem estudante se viu imerso no mundo da educação e teve a oportunidade de se tornar próximo de Freire, a quem considerava um verdadeiro mentor.
Ricci ressalta a importância da abordagem pedagógica de Freire, que preza pela humanização e emancipação dos educadores e alunos. Segundo o presidente do Instituto Cultiva, Freire acreditava na necessidade de uma relação dialógica entre educador e educando, onde o respeito mútuo e a compreensão das vivências individuais de cada aluno eram fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, Ricci destaca a preocupação de Freire com a dimensão política presente na educação, defendendo a necessidade de um diagnóstico social completo dos alunos para embasar o trabalho educacional. Para o educador, a técnica pedagógica deve estar a serviço das necessidades específicas de cada sala de aula, levando em consideração o contexto social e emocional dos estudantes.
Sob a ótica freiriana, a educação não se restringe apenas à transmissão de conhecimento, mas busca promover uma verdadeira transformação tanto nos educadores quanto nos educandos. A pedagogia proposta por Freire visa criar um ambiente de diálogo, respeito e troca de experiências, com o intuito de formar cidadãos críticos e reflexivos.
Dessa forma, a obra e o legado de Paulo Freire permanecem atuais e relevantes, inspirando gerações de educadores a adotarem uma abordagem humanizada e democrática em suas práticas pedagógicas. A série do Instituto Cultiva reafirma a importância de compreender corretamente os ensinamentos desse grande pensador, que contribuiu significativamente para o campo da educação no Brasil e no mundo.