Pernambuco recebe pela primeira vez os Jogos Escolares Brasileiros em 2024, com a maior delegação do estado na competição.

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 chegaram pela primeira vez em Pernambuco, trazendo consigo a maior competição esportiva educacional do país para a capital Recife. Entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, cerca de 9 mil alunos/atletas, técnicos, dirigentes e equipe de todos os estados brasileiros se reunirão em diversos polos da cidade para competir. Pernambuco participará do evento com a maior delegação do estado, composta por 357 integrantes.

Realizada anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte e em parceria com o Governo de Pernambuco nesta edição, os JEBs têm como principal objetivo promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil. A competição também serve como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão realizados em Bucaramanga, na Colômbia.

O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, expressou sua emoção ao afirmar que é uma honra para Pernambuco sediar os JEBs. Ele ressaltou o trabalho árduo em parceria com a CBDE para entregar um evento de alto nível aos participantes, desejando sucesso às delegações, especialmente aos representantes pernambucanos.

As delegações de todos os estados chegarão ao Recife nesta sexta-feira (20) para dar início às competições no sábado (21), quando também está programada a cerimônia de abertura na Arena de Pernambuco. O evento contará com a presença do medalhista olímpico Caio Bonfim, além de autoridades.

Com 18 modalidades em disputa, os jogos são voltados para categorias masculinas e femininas de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. As competições serão distribuídas em 17 locais pela cidade do Recife, como o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Arena de Pernambuco, entre outros.

Na última edição em Brasília, a delegação pernambucana conquistou um total de 57 medalhas, com destaque para 15 medalhas de ouro. O recorde do estado é de 67 medalhas alcançadas na edição de 2022 dos JEBs. A expectativa é que a edição de 2024 seja um sucesso e proporcione uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo