Brasil sediará a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 para discutir questões globais e sustentáveis em Brasília.

Entre os dias 6 e 8 de novembro, o Brasil recebe em Brasília a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, sob o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. O evento reúne os países com as maiores economias do mundo, com o objetivo de debater propostas que contribuam para questões globais.

O grupo dos parlamentos dos países mais ricos do mundo, conhecido como P20, foi criado em 2010 e atua orientando os governos por meio da cooperação interparlamentar e troca de informações. Pela primeira vez, o Brasil assume a presidência do grupo parlamentar, que será comandado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, até o final de novembro. A 10ª Cúpula é organizada pelas duas Casas do Congresso Nacional, em parceria com a União Interparlamentar (UIP).

A presidência brasileira do G20 definiu como temas prioritários o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.

Durante a cúpula, que contará com a presença de delegações de 35 países e representantes de sete instituições internacionais, serão realizadas sessões de trabalho nos dias 7 e 8 de novembro. No primeiro dia, os debates girarão em torno do combate à fome, à pobreza e à desigualdade, com foco em questões como segurança alimentar e nutricional da população.

No segundo dia, serão discutidos o desenvolvimento socioambiental, a transição ecológica justa e inclusiva, bem como a governança global adaptada aos desafios do século 21. As delegações serão convidadas a refletir sobre como os parlamentos podem influenciar na reforma de instituições globais, como a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OMC, visando resultados mais efetivos e sustentáveis.

Além disso, o Brasil promoveu a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em julho, com foco em temas como justiça climática, representatividade feminina e combate às desigualdades. As recomendações resultantes desse encontro serão apresentadas no Fórum Parlamentar do G20.

Ao final dos trabalhos, será produzido um documento a partir do consenso entre os representantes parlamentares, que será entregue na Cúpula de Líderes do G20, programada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A importância do evento se mostra na participação dos países que representam a maioria da economia e do comércio internacional do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo