Estudantes indígenas reivindicam cotas e universidade própria em encontro nacional em Brasília

Na última semana, cerca de mil estudantes representando mais de 100 povos indígenas estiveram presentes em Brasília para participar do XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI). Promovido pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), o evento contou com uma série de atividades e reuniões com autoridades dos Poderes Públicos.

Durante audiências no Senado, os estudantes indígenas debateram a questão das cotas nas universidades e também a criação de uma universidade focada exclusivamente nas necessidades culturais e educacionais dos povos indígenas. Além disso, foi entregue uma carta de reivindicações elaborada por coletivos indígenas de 25 universidades, com demandas específicas e importantes para essa comunidade.

Na Câmara dos Deputados, os estudantes se encontraram com parlamentares para discutir a relevância da presença indígena no ensino superior ao longo das últimas duas décadas. Foi destacada a importância da ciência indígena como uma ferramenta de luta e promoção da equidade, enfatizando a necessidade de integrar esses conhecimentos nos currículos acadêmicos.

O presidente da AAIUnB, Manuele Tuyuka, ressaltou a importância de trazer a ciência indígena para dentro das universidades, buscando integrar a diversidade e identidade desses povos nas grades curriculares. Alisson Cleomar, estudante de medicina da etnia Pankararu, compartilhou suas experiências enfrentando preconceito na universidade e a importância do apoio dos colegas indígenas para superar esses desafios.

Outros estudantes também compartilharam suas histórias de superação, como Thoyane Fulni-ô Kamayurá, que precisou interromper os estudos por conta de uma gravidez, e Yonne Alfredo, da etnia Tikuna, que enfrentou o desafio de deixar a aldeia para estudar em uma universidade distante, com o objetivo de posteriormente aplicar seus conhecimentos em benefício de sua comunidade.

O XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas foi marcado por discussões pertinentes e pela busca de soluções para os desafios enfrentados por essa parcela da população no ensino superior. A integração da ciência indígena e o fortalecimento da identidade cultural foram pontos centrais das reflexões promovidas durante o evento, demonstrando a importância de garantir o acesso e permanência desses estudantes nas universidades do país.

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