Estudo revela que idosos se exercitam mais que jovens adultos, com mais de 75 anos ativos por até 16 dias por mês.

Segundo uma pesquisa recente realizada com mais de 2 mil adultos, idosos com mais de 75 anos praticam exercícios físicos com mais regularidade do que pessoas com idades entre 25 e 34 anos. O estudo apontou que os idosos costumam se exercitar em média 16 dias ou mais por mês, enquanto o segundo grupo se exercita em média 13 dias por mês.

Embora um quarto dos idosos não considere a prática de exercícios agradável, eles os realizam em prol da saúde. Além disso, a pesquisa revelou que as pessoas com mais de 65 anos têm maior propensão a acordar cedo e se exercitar pela manhã, enquanto 65% dos membros da Geração Z preferem se exercitar à tarde ou à noite.

O estudo mais recente sobre o tema, publicado na European Journal of Preventative Cardiology, concluiu que exercitar-se entre 8h e 11h, preferencialmente mais próximo das 11h, traz benefícios para a saúde cardiovascular. Por outro lado, aqueles que desejam controlar o diabetes ou aumentar a massa muscular devem optar por realizar exercícios à tarde ou à noite, pois os músculos estão no pico de força nesses períodos.

Um porta-voz da marca de mingau Quaker, responsável pela condução da pesquisa, pontuou as diferentes abordagens para exercícios em diversas faixas etárias, parabenizando as gerações mais velhas por se manterem ativas. A pesquisa também apontou que a natação, corrida e caminhada são os exercícios mais populares, enquanto pilates e ioga estão entre as atividades mais desejadas para experimentar.

Um estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUC do Paraná destacou o tênis como uma excelente atividade para manter a saúde de idosos. A pesquisa comparou idosos praticantes de tênis com jovens saudáveis, evidenciando que os idosos desenvolvem estratégias para manter o equilíbrio, o que contribui para a prevenção de acidentes nessa faixa etária.

Em resumo, os dados obtidos revelam a importância da prática regular de exercícios físicos, não apenas para a saúde cardiovascular, mas também para a prevenção de quedas e acidentes entre os idosos. É fundamental incentivar a promoção da atividade física em todas as faixas etárias, visando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo