Repórter Recife – PE – Brasil

Emenda parlamentar viabiliza equipamento de última geração para diagnóstico de câncer no Instituto IMIP em Recife, beneficiando pacientes do SUS.

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), localizado em Recife, recebeu um importante reforço no último sábado (21/09). Trata-se de um avançado equipamento de PET scan, essencial para o diagnóstico preciso e precoce do câncer, bem como para identificar possíveis recorrências da doença. Com a aquisição deste equipamento, o IMIP se torna um dos poucos hospitais 100% SUS em Pernambuco a contar com essa tecnologia de ponta.

O PET scan, avaliado em R$ 6,4 milhões, foi viabilizado por meio de emendas parlamentares do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que já destinou quase R$ 14 milhões para o IMIP ao longo de sua atuação. O Dr. Tien Chang, coordenador de medicina nuclear do instituto, destacou que esse novo equipamento permitirá ampliar a capacidade de atendimento para até 300 pacientes por mês, aliviando a sobrecarga de outros hospitais públicos da região, como o Hospital das Clínicas da UFPE.

Antes da chegada do PET scan ao IMIP, os pacientes precisavam ser encaminhados para outras unidades de saúde, o que resultava em atrasos nos tratamentos. Agora, com o aparelho operando internamente, o diagnóstico será mais rápido e eficaz, proporcionando um cuidado mais ágil e assertivo aos pacientes.

Essa não é a primeira vez que o deputado Eduardo da Fonte investe na saúde pública de Pernambuco. Recentemente, ele viabilizou a entrega de um ecocardiógrafo de última geração para o Hospital das Clínicas da UFPE e um acelerador linear para o Hospital do Câncer de Pernambuco, demonstrando seu compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O parlamentar ressaltou que seu objetivo é garantir que os hospitais públicos ofereçam o mesmo nível de cuidado dos estabelecimentos privados, assegurando dignidade e respeito aos usuários do SUS.

Sair da versão mobile