Grupo de Trabalho de Economia Global se reúne no Rio de Janeiro para última reunião antes da cúpula do G20

O Grupo de Trabalho (GT) de Economia Global está realizando sua última reunião antes da cúpula do G20, marcada para novembro na cidade do Rio de Janeiro. O encontro está ocorrendo nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24) no Hotel Windsor Oceânico, na capital fluminense.

O GT é composto por representantes de 19 das maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana, e tem como objetivo discutir temas relevantes para a macroeconomia global. Um dos principais focos das discussões do grupo é o monitoramento de riscos e incertezas que podem impactar o cenário econômico mundial, bem como propor políticas coordenadas para promover um crescimento global forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.

A agenda proposta pelo Brasil para esta reunião do GT inclui a inclusão da desigualdade nos debates macroeconômicos globais e a importância de considerar as mudanças climáticas como uma variável econômica. Durante os dois dias de encontro, os delegados devem compartilhar as experiências de seus países no enfrentamento de questões macroeconômicas e dos impactos das mudanças climáticas.

Esta é a quarta reunião do GT de Economia Global sob a presidência brasileira, sendo a última realizada na Bélgica em junho. Os debates e proposições feitas durante esses encontros têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas econômicas mais eficazes e alinhadas com os desafios globais atuais.

Com a proximidade da cúpula do G20, a expectativa é que as discussões e recomendações feitas pelo GT de Economia Global possam influenciar as decisões tomadas durante o encontro de líderes que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro. Este é um momento crucial para que as principais economias do mundo busquem soluções conjuntas para os desafios econômicos e sociais que afetam a todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo