Repórter Recife – PE – Brasil

Machado de Assis Negro: Novo Mural na ABL deixa clara a representação do primeiro presidente negro da instituição.

Um dos maiores escritores brasileiros da história, Machado de Assis, ganha destaque no cenário cultural do Rio de Janeiro com a inauguração de um mural em sua homenagem. O mural, localizado na fachada da Academia Brasileira de Letras (ABL), retrata diversos aspectos da vida do autor, como a casa onde morou no Morro do Livramento, a Rua do Ouvidor, sua esposa Carolina Augusta, sua paixão pela música clássica e literatura, além de reflexões sobre vida e morte.

Com 150 metros de extensão, a obra destaca a ligação do escritor com o xadrez, mostrando um Machado de Assis negro derrotando um Machado de Assis embranquecido, o que simboliza o primeiro presidente negro da ABL. O mural faz parte do projeto Negro Muro, idealizado por Pedro Rajão e Fernando Cazé, que busca mapear a memória negra por meio da arte urbana.

Pedro Rajão ressalta a importância de levar personalidades negras para espaços públicos, de forma gratuita e acessível a todos. O projeto visa registrar figuras importantes da cultura brasileira em locais significativos para suas histórias, como é o caso de Machado de Assis na ABL.

O artista Fernando Cazé destaca a representatividade do mural para combater a ideia de que Machado de Assis era branco, reforçando a presença de uma figura negra na presidência da ABL. A escolha desse local emblemático, segundo Pedro Rajão, tem o intuito de ampliar o reconhecimento da importância do escritor na história literária brasileira.

Machado de Assis, autor de obras como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, nasceu e viveu no Rio de Janeiro entre 1839 e 1908. Sua vasta produção literária marcou a literatura brasileira e sua posição como um dos fundadores e o primeiro presidente da ABL solidifica seu legado na cultura do país.

A presença do mural de Machado de Assis na ABL representa não apenas uma homenagem ao escritor, mas também um marco na luta por representatividade e visibilidade da memória negra na sociedade brasileira. O projeto Negro Muro continua seu trabalho de resgatar e valorizar personagens históricos que contribuíram para a riqueza cultural do país.

Sair da versão mobile