Repórter Recife – PE – Brasil

Presidente ucraniano apresenta “plano da vitória” a Biden e candidatos americanos em visita aos Estados Unidos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, desembarcou nos Estados Unidos neste domingo com o objetivo de apresentar ao presidente Joe Biden o seu “plano da vitória” para pôr fim à invasão russa. Zelensky também planeja expor suas propostas aos candidatos à Presidência americana nas eleições de novembro, a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.

A visita de Zelensky acontece após um período de combates intensos durante o verão, nos quais Moscou avançou rapidamente no Leste da Ucrânia, enquanto Kiev conseguiu manter controle sobre áreas da região russa de Kursk. A pressão por parte da Ucrânia para obter autorização do Ocidente para uso de armas de longo alcance para atacar alvos dentro da Rússia tem sido constante, e o presidente ucraniano espera que essa questão possa ser discutida durante a reunião com Biden na próxima quinta-feira.

Além disso, Zelensky visitou uma fábrica de munições no estado da Pensilvânia no último domingo, onde expressou sua gratidão aos funcionários da fábrica. O presidente destacou a importância desses locais para manter a democracia e afirmou que é nesses ambientes que se percebe a possibilidade de prevalecer um mundo democrático.

A agenda de Zelensky nos Estados Unidos inclui compromissos em Nova York e Washington, onde ele continuará a expor suas estratégias para encerrar o conflito com a Rússia. A expectativa é de que a reunião com Biden traga avanços significativos nesse sentido e que as propostas do presidente ucraniano sejam consideradas pelos líderes americanos. A comunidade internacional está atenta aos desdobramentos desse encontro e às possíveis soluções que serão apresentadas para resolver a crise na região.

Sair da versão mobile