Ministra da Saúde intensifica Sala de Situação para enfrentar secas, queimadas e emergências climáticas, com foco na saúde da população.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou hoje um plano para intensificar os trabalhos da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde. Isso ocorre em meio ao atual cenário de secas, queimadas e outras ocorrências decorrentes das mudanças climáticas.

Instituída desde junho, a Sala de Situação tem como objetivo principal planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem adotadas em momentos de urgência. A ministra destacou que o excesso de fuligem e fumaça trazidos pelo clima seco pode causar desconforto, especialmente em crianças e idosos.

Especialistas têm expressado preocupação com a saúde da população devido ao agravamento dos cenários de seca. Com base nos dados do programa Vigiar, o Ministério da Saúde estabelece parcerias com secretários estaduais e municipais de saúde em todo o país. Nísia ressaltou a importância de considerar as particularidades de cada região para a eficácia das recomendações.

Durante a entrevista do programa de televisão “Bom Dia, Ministra”, a ministra mencionou a atuação da Força Nacional SUS no apoio aos estados e municípios afetados pelas queimadas, com destaque para o reforço das equipes do programa Saúde da Família e das unidades básicas de saúde.

Além disso, a atenção foi voltada para a ampliação do número de médicos no território Yanomami, com a contratação de 400 profissionais de saúde de diversas especialidades. Também foi lançado um plano de ação para reduzir os impactos das arboviroses, com estratégias que incluem o uso de novas tecnologias, como o Método Wolbachia.

Outra questão abordada pela ministra foi a necessidade de aumentar os impostos sobre produtos ultraprocessados e cigarros, visando proteger a saúde da população. O programa “Bom Dia, Ministra” é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e da Empresa Brasil de Comunicação, que promove entrevistas coletivas com a participação de repórteres de diversas regiões do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo