Furacão Helene de categoria 4 se aproxima da costa da Flórida com ondas de seis metros e ventos fortes.

O furacão Helene está se aproximando da costa da Flórida e trazendo consigo uma ameaça catastrófica. Com ventos fortes e ondas de até seis metros, a tempestade de categoria 4 está causando preocupação entre os moradores locais, que estão correndo para evacuar as áreas de risco.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), Helene ganhou força rapidamente, atingindo a categoria 2 na manhã desta quinta-feira, com ventos de 155 km/h no Golfo do México. As previsões indicam que o furacão deve tocar o solo perto da Big Bend ainda hoje, trazendo consigo a possibilidade de ventos prejudiciais e inundações perigosas.

Vários estados estão na possível rota da tempestade, com Atlanta, na Geórgia, também sendo afetada por fortes ventos e chuvas intensas. O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em quase todos os condados do estado e mobilizou a Guarda Nacional para auxiliar nas operações de busca, resgate e restabelecimento da energia.

A Casa Branca também se mostrou preparada para fornecer assistência aos estados afetados pela tempestade. No total, dezesseis condados da Flórida emitiram ordens de evacuação parcial obrigatória, enquanto dois ordenaram a saída de todos os habitantes.

Com um trecho de costa de 402 km em alerta, as autoridades estão tomando todas as precauções necessárias para garantir a segurança da população. Caso as previsões se confirmem, Helene será o furacão mais poderoso a atingir os Estados Unidos em mais de um ano, desde o furacão Idalia que atingiu o noroeste da Flórida em 2023.

Diante das tempestades históricas que têm ocorrido nas últimas semanas, os cientistas alertam para os efeitos das mudanças climáticas, que podem intensificar a rapidez e a força das tempestades. Portanto, é fundamental que a população esteja preparada para lidar com fenômenos meteorológicos cada vez mais extremos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo