Repórter Recife – PE – Brasil

Alto nível de estresse, dor, tabagismo e álcool impactam produtividade de profissionais de saúde, revela levantamento do Instituto Qualisa de Gestão.

Um levantamento realizado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com oito hospitais de diferentes estados do Brasil revelou que níveis elevados de estresse e dor, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas têm impactado significativamente a produtividade dos profissionais de saúde. Esses fatores, apesar de não resultarem em faltas ao trabalho, acabam influenciando negativamente o desempenho dos profissionais, levando a um desperdício de 36,5% dos custos em horas de trabalho.

De acordo com o levantamento, os prejuízos gerados pela baixa produtividade dos profissionais de saúde nos oito hospitais estudados foram estimados em cerca de R$ 226,7 milhões em um ano, considerando um total de R$ 619,5 milhões em horas de trabalho contratadas. Esses valores seriam suficientes para manter um hospital com aproximadamente 90 leitos em funcionamento por 12 meses.

A CEO e sócia-fundadora do IQG, Mara Machado, destacou a importância da análise realizada pelas empresas para identificar o índice de perda de produtividade devido às condições de saúde dos colaboradores. Com essas informações em mãos, as empresas podem adotar estratégias para reverter o quadro, promovendo a saúde e o bem-estar dos profissionais a fim de aumentar a produtividade.

Além disso, uma pesquisa conduzida pela Mercer Marsh Benefícios apontou que a representatividade dos benefícios na folha de pagamentos passou de 9,5% (entre 2009 e 2010) para 10,4% (entre 2011 e 2012). A expectativa é que esse percentual aumente para 15% em 2022 e ultrapasse os 20% até 2030, destacando a crescente importância dos investimentos em saúde dentro das empresas.

Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de as organizações investirem na promoção da saúde e no bem-estar dos seus profissionais, não só como um benefício individual, mas também como uma estratégia para otimizar a produtividade e reduzir os prejuízos relacionados à saúde dos colaboradores.

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