Repórter Recife – PE – Brasil

Mulher sul-africana celebra 118 anos em festa familiar na Cidade do Cabo, se tornando uma das mais longevas do mundo.

Uma cena emocionante marcou a pequena festa de aniversário de uma sul-africana nesta sexta-feira (27), que completou incríveis 118 anos. Margaret Maritz, nascida em 27 de setembro de 1906, celebrava seu dia especial em uma casa de repouso localizada a 180 km ao nordeste da Cidade do Cabo, rodeada de familiares e amigos.

A data de nascimento de Margaret foi confirmada por uma cópia de seu documento de identidade, apresentada por uma associação que auxiliou na organização da comemoração em Touws River. Seus 118 anos a colocam entre uma das pessoas mais longevas do mundo, superando até mesmo a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos, que detém o título de pessoa mais longeva do mundo registrada pelo Gerontology Research Group nos Estados Unidos.

A festa contou com um bolo de aniversário rosa e com a presença de dois de seus 14 filhos, que se emocionaram ao celebrar mais um ano de vida ao lado da matriarca. O enfermeiro do lar de idosos onde Margaret reside, Gregory Elroy Adams, compartilhou um pouco da sabedoria de vida da aniversariante, que sempre fala sobre respeito aos pais e hábitos saudáveis, como não beber nem fumar.

Entre os presentes na celebração estava Liza Daniels, uma das filhas de Margaret, que aos 67 anos destacou o privilégio de ter uma mãe que chegou a uma idade tão avançada. Ela expressou sua admiração e gratidão pela longa vida da mãe, que é um exemplo não apenas para a família, mas para todo o mundo.

Apesar de não alcançar a idade da francesa Jeanne Calment, que viveu até os 122 anos, Margaret Maritz está deixando seu nome marcado na história como uma das pessoas mais longevas já registradas. A celebração de seus 118 anos é um lembrete a todos sobre a importância da família, da saúde e do respeito, valores fundamentais que fizeram parte da vida dessa sul-africana centenária.

Sair da versão mobile