Educadora veste bebês com becas de profissões para inspirar pais e garantir futuro de sucesso aos pequenos em Lauro de Freitas

Na cidade de Lauro de Freitas, localizada na região metropolitana de Salvador, a educadora Noêmia Verúcia surpreendeu os pais ao vestir bebês de 6 meses a 1 ano de idade com becas que remetiam a diversas profissões, como advogados e psicólogos. A cena, registrada em belas fotos, foi exposta em uma reunião realizada na escola com os responsáveis, que se emocionaram com as imagens.

A iniciativa de Verúcia tinha como objetivo mostrar aos pais que seus filhos não estavam limitados a determinadas opções e poderiam se tornar o que desejassem, que poderiam ter um futuro de sucesso, mesmo diante dos desafios de violência e pobreza na região. A educadora ressaltou a importância de projetar nos bebês e em suas famílias a perspectiva de que eles podem conquistar grandes realizações, independente de sua origem.

Os pais, surpreendidos com a ação da escola, reagiram com muita emoção diante das fotos dos bebês vestidos com becas. O projeto, denominado “Berçário Reluz” e desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Djalma Ramos, tem como propósito realizar atividades ao longo do ano que proporcionem aos alunos elementos da cultura africana e afro-brasileira desde cedo.

Uma das maneiras de abordar o tema com os bebês é através da música, como foi o caso da canção “Cupido Erê”, da cantora baiana Larissa Luz, que serviu como fio condutor para o ensino antirracista na escola. As educadoras cantavam a música para os alunos, que dançavam ao som dela, e também mostravam imagens da cantora e de seus ancestrais sob a perspectiva de afroancestralidade, gerando emoção nas crianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo