Repórter Recife – PE – Brasil

Estudo revela que exercícios apenas aos fins de semana reduzem risco de 264 doenças, aponta pesquisa publicada na revista Circulation.

Um novo estudo realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, revelou que praticar exercícios físicos apenas aos sábados e domingos pode trazer tantos benefícios para a saúde quanto se exercitar ao longo dos cinco dias da semana. Publicado na revista científica Circulation, o estudo analisou dados de cerca de 90 mil pessoas e descobriu que optar pelo fim de semana para treinar está associado a um menor risco de desenvolver 264 tipos diferentes de doenças.

De acordo com Shaan Khurshid, um dos coautores do estudo, os benefícios da prática de atividades físicas no fim de semana vão além das doenças cardiovasculares, abrangendo condições que vão desde a doença renal crônica até transtornos de humor. A pesquisa utilizou acelerômetros de pulso para medir o volume de exercícios e o tempo gasto em diferentes intensidades de atividades físicas ao longo de uma semana. Os participantes foram divididos em três grupos: “guerreiro de fim de semana”, regular ou inativo, com base nas diretrizes de 150 minutos por semana de atividade física moderada a vigorosa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os resultados mostraram que tanto o grupo “guerreiro de fim de semana” quanto o grupo de praticantes regulares apresentaram redução significativa no risco de desenvolver mais de 200 doenças em comparação com os sedentários. Condições como hipertensão e diabetes também foram beneficiadas pela prática de exercícios físicos, com reduções de risco de 23% e 43%, respectivamente, para o grupo do fim de semana.

Além disso, um estudo publicado na revista Obesity revelou que a prática de exercícios aos finais de semana pode resultar em perda de peso, demonstrando que tanto o grupo “guerreiro de fim de semana” quanto o grupo ativo regular apresentaram menor adiposidade abdominal e índice de massa corporal.

Diante dos resultados positivos dessas pesquisas, os cientistas recomendam incentivar a prática de exercícios físicos, mesmo que concentrada nos fins de semana, para aqueles que não conseguem seguir a frequência recomendada de atividades ao longo da semana. A mensagem é clara: movimentar-se é essencial para a saúde e pode trazer benefícios significativos, mesmo com uma frequência menor.

Sair da versão mobile