Repórter Recife – PE – Brasil

Refeno 2025: Maior presença feminina, recorde de velejadoras e competição acirrada nas 300 milhas rumo a Noronha.

Neste sábado, a 35ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) promete agitar as águas do Marco Zero, no Bairro do Recife, com a presença de diversas embarcações que se lançarão numa competição de 300 milhas náuticas em direção ao arquipélago pernambucano. Este evento histórico, que já é uma tradição no cenário náutico, ganhou destaque em 2025 com o crescente número de velejadoras participantes.

Este ano, a Refeno quebrou recordes ao alcançar a maior participação feminina em uma única edição da competição, com quase 20% do total de velejadoras. Um dos barcos que reflete essa tendência é o Ohana 28, do Rio de Janeiro, que conta com sete mulheres entre os dez tripulantes.

No total, serão 93 embarcações representando 14 estados brasileiros, além de um representante estrangeiro da Argentina. O Rio de Janeiro lidera a lista de participantes, com 23 veleiros, seguido por São Paulo, com 19, Bahia com 15, e Pernambuco com 10.

A largada da regata será dividida em cinco grupos, com intervalos de meia hora entre eles, e os barcos competirão em diferentes classes. Destaque para o Adrenalina Pura, campeão e detentor da Fita Azul, que promete defender seu título.

Além da competição, a Refeno também terá prêmios especiais para categorias como o velejador mais velho, a Tartaruga Marinha (segunda embarcação a cruzar a linha de chegada), e o veleiro com maior presença feminina na tripulação.

Outro ponto relevante é o compromisso com a sustentabilidade, com a Refeno contando com o apoio do Genio Carbon para medir e gerenciar as emissões de gases do efeito estufa durante o evento.

Com todas essas novidades e tradições, a 35ª edição da Refeno promete ser mais uma emocionante disputa entre os mares, celebrando a presença feminina e a paixão pela vela.

Sair da versão mobile