Aqueles que estavam aguardando ansiosamente pela restituição, mas não a receberam até o momento, acabaram caindo na famosa “malha fina”. O pagamento está sendo efetuado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, ou então na chave Pix associada ao CPF do contribuinte. Caso o nome do contribuinte não esteja na lista de beneficiados, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso exista alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar pelos próximos lotes residuais.
Ao todo, a Receita Federal está desembolsando um valor total de R$ 1,96 bilhão para 1.261.100 contribuintes. Desse montante, aproximadamente R$ 507,78 milhões (26%) são destinados aos contribuintes que possuem prioridade no reembolso.
A maioria dos contribuintes contemplados neste quinto lote, cerca de 1.027.838 pessoas, não faz parte da lista de prioridades, porém, entregaram a declaração até o dia 15 de setembro. Esse é o primeiro lote que inclui os contribuintes que enviaram a declaração após o prazo estabelecido em 31 de maio.
Dentre os contribuintes considerados prioritários, a maioria optou por informar a chave Pix associada ao CPF na declaração do Imposto de Renda, o que garantiu a prioridade no recebimento. Essa foi uma novidade implementada neste ano e se mostrou eficiente, com 141.577 pessoas utilizaram essa forma de pagamento. Os demais contribuintes prioritários são compostos por 7.402 idosos acima de 80 anos, 57.572 pessoas entre 60 e 79 anos, 6.847 contribuintes com deficiência ou doença grave, e 19.864 profissionais que possuem o magistério como sua principal fonte de renda.
A consulta sobre a restituição já estava disponível desde o último dia 22, podendo ser realizada no site oficial da Receita Federal ou no aplicativo para tablets e smartphones. Aqueles que tiverem problemas relacionados ao depósito em conta, como por exemplo, a desativação da conta informada, poderão resgatar o valor disponível por um período de até um ano no Banco do Brasil. Para isso, é possível agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição após um ano, será necessário requerer o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o contribuinte deve acessar o menu de Declarações e Demonstrativos, em seguida, clicar em Meu Imposto de Renda e, por fim, preencher o campo destinado a solicitar a restituição não resgatada na rede bancária.
Essa é uma ótima notícia para todos os contribuintes que aguardavam ansiosamente pela restituição do Imposto de Renda, garantindo um alívio financeiro para muitos brasileiros.