Provas da segunda fase da 18ª OBMEP serão realizadas neste sábado para mais de 900 mil alunos classificados.

No próximo sábado, dia 7 de outubro, será realizada a segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mais de 900 mil alunos que foram classificados na primeira fase estão aptos a participar da prova. Os locais de aplicação podem ser consultados no site da Obmep.

Nessa etapa, os estudantes terão três horas para responder a seis questões discursivas. A organização da olimpíada recomenda que os alunos cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação, apresentando um documento de identificação legível, como a carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar. Os estudantes têm a opção de fazer a prova a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta.

A divulgação dos premiados está prevista para o dia 20 de dezembro deste ano.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a primeira fase da OBMEP classificou estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao todo, 18,3 milhões de alunos participaram da prova, que foi realizada no dia 30 de maio. Nesta edição, a iniciativa alcançou 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Uma novidade dessa edição é o aumento no número de medalhas nacionais. Serão distribuídas 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. A Obmep também vai distribuir outras 20,5 mil medalhas regionais.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que proporciona contato com questões no ramo da Matemática e auxilia na preparação do aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os alunos de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.

A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Além disso, a competição tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitar que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo