Força Nacional de Segurança chega ao Rio de Janeiro para reforçar policiamento no combate ao crime

Cento e cinquenta agentes da Força Nacional de Segurança iniciaram suas atividades no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (16). Este é o primeiro contingente de um total de 300 agentes que serão enviados para apoiar as forças de segurança do estado.

Além dos agentes, 40 viaturas também foram enviadas nesta primeira etapa, sendo que o total previsto é de 80 veículos. A Força Nacional realizará operações nas rodovias, sob a liderança da Polícia Rodoviária Federal, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A solicitação para o envio da Força Nacional foi feita pelo governador fluminense, Cláudio Castro, no final de setembro, visando auxiliar as polícias estaduais nas ações contra criminosos durante a Operação Maré, que já estava em andamento desde a semana passada, antes mesmo da chegada dos agentes.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que na terça-feira (17), o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, se reunirá com o Ministério Público Federal (MPF) para discutir questões relacionadas à atuação das forças federais de segurança na capital fluminense.

A Operação Maré tem como objetivo cumprir 100 mandados de prisão em favelas do Rio de Janeiro. Essa ação é mais uma iniciativa do governo estadual para combater o crime organizado e garantir a segurança da população.

A presença da Força Nacional é fundamental para reforçar o trabalho das forças estaduais de segurança, ampliando a capacidade de resposta e a eficiência das operações. A atuação conjunta entre as diferentes esferas de governo e as forças de segurança é fundamental para enfrentar os desafios da violência e garantir a paz e tranquilidade para a sociedade.

A expectativa é que a presença da Força Nacional traga resultados positivos no combate ao crime e contribua para a diminuição dos índices de violência no estado do Rio de Janeiro. As autoridades estaduais e federais estão empenhadas em promover estratégias eficientes para garantir a segurança da população fluminense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo