Sociedade Brasileira de Urologia inicia Novembro Azul para conscientizar sobre doenças urológicas e riscos do diagnóstico tardio

Começou hoje (1º) o Novembro Azul, iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com o objetivo de conscientizar os homens sobre as doenças urológicas e a importância de um diagnóstico precoce. A campanha visa aumentar o nível de informação sobre os riscos que podem levar ao desenvolvimento de câncer de próstata, por exemplo. Através do Portal da Urologia e das redes sociais, a SBU irá realizar lives e divulgar vídeos para disseminar o conhecimento sobre o tema.

Para incentivar os homens a procurarem cuidados com a saúde desde cedo, a entidade lançou a campanha #VemProUro em setembro. Nessa iniciativa, o ator Guilherme Berenguer, de 43 anos, foi escolhido como porta-voz da campanha “Saúde também é papo de homem”. Berenguer gravou vídeos e fez fotos para o cartaz da campanha, com o intuito de atrair o público mais jovem.

De acordo com a urologista Karin Jaeger Anzolch, uma das coordenadoras do Novembro Azul deste ano e idealizadora da pesquisa, a escolha do ator se deu pelo fato de ele já cuidar da saúde sendo um homem jovem. A intenção é transmitir a mensagem de que é importante engajar-se nos cuidados gerais e preventivos, incluindo a saúde prostática, mesmo antes do surgimento de problemas de saúde mais prevalentes com o avançar da idade.

É importante ressaltar a diferença de comportamento entre meninos e meninas adolescentes quando se trata de buscar cuidados de saúde. Segundo o presidente da SBU, Alfredo Canalini, as meninas vão às consultas médicas 18 vezes mais do que os meninos no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a vacinação contra o HPV obteve mais êxito entre as meninas do que entre os meninos.

Canalini destaca a importância de ampliar a atuação do Novembro Azul para além do câncer de próstata. Ele ressalta que apenas 43% dos homens conhecem a benignidade da próstata e que é necessário mudar o comportamento masculino em relação à saúde. A vacinação contra o HPV, por exemplo, é um fator importante a ser abordado entre os adolescentes.

Além das ações de conscientização, o Novembro Azul também contará com o Urologista Cidadão, um mutirão solidário de atendimentos e cirurgias que será realizado nos dias 13 e 14 deste mês no Hospital Roberto Santos, em Salvador. A expectativa é que entre 50 e 100 especialistas atendam 3 mil homens e realizem diversas intervenções, como cirurgias de hiperplasia benigna da próstata (HPB) e exames urodinâmicos e de ultrassonografia de próstata.

O diretor científico do 39º Congresso Brasileiro de Urologia, Ubirajara Barroso Jr., destaca que o mutirão é uma oportunidade para os urologistas de todo o país se mobilizarem em favor do atendimento aos pacientes do SUS e para conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a própria saúde.

O Novembro Azul é uma importante iniciativa de conscientização e busca alertar os homens sobre os cuidados com a saúde urológica, enfatizando a importância de um diagnóstico precoce e de uma mudança de comportamento em relação à saúde masculina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo