Pernambuco registra aumento de 60,6% nos casos de Covid-19 na sétima semana consecutiva de escalada da doença

O Estado de Pernambuco está lidando com um aumento assustador nos casos de Covid-19, com a sétima semana consecutiva de aumento. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram notificados 2.404 diagnósticos da doença na semana epidemiológica 50, que compreende o período de 10 a 16 de dezembro. Esse número representa um aumento de 60,6% em relação à semana anterior.

Desde a semana epidemiológica 44, Pernambuco vem observando uma tendência de alta nos casos de Covid-19. Naquela semana, foram diagnosticados 89 casos, e desde então, o número de casos positivos cresceu a cada semana. O aumento entre a semana 44 e a semana 50 chega a impressionantes 2.601%. A positividade das amostras analisadas também aumentou ao longo dessas seis semanas, chegando a 28,3% na semana 49.

Além disso, o número de casos graves subiu de 3 na semana 44 para 29 na semana 50. A Secretaria Estadual de Saúde atribui o aumento de casos a uma maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como ao relaxamento das medidas de prevenção não farmacológicas, como a higienização das mãos e o uso de máscaras.

A identificação de novas subvariantes do vírus em estados vizinhos também pode estar contribuindo para o aumento de casos em Pernambuco. A SES-PE alerta que, apesar do aumento de casos, a cobertura da vacina bivalente da Covid-19 segue baixa, com apenas 15,08% da população elegível tendo recebido a dose até o momento.

Diante desse cenário preocupante, as autoridades de saúde recomendam uma nova dose de reforço da vacina Covid-19 (Bivalente) para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. É importante que a população continue seguindo as medidas de prevenção e busque se vacinar para conter a propagação do vírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo