Operação aérea da Turquia contra alvos terroristas no norte da Síria e no Iraque, em retaliação à morte de 12 soldados

Na noite deste sábado (23), a Turquia anunciou ter realizado uma operação aérea “contra alvos terroristas no norte da Síria e no Iraque” em resposta à morte de 12 de seus soldados em dois dias. O Ministério da Defesa turco comunicou que os doze soldados turcos perderam a vida em dois ataques separados contra bases militares na região nordeste do Iraque.

Um comunicado do ministério divulgado em seu site informou que “29 alvos, incluindo cavernas, bunkers, abrigos, instalações petrolíferas e depósitos, foram destruídos” durante a operação realizada às 22h (horário local). Relatos de ataques a duas instalações petrolíferas no nordeste da Síria foram divulgados por um correspondente da AFP e o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, mas sem confirmação de vítimas.

A Turquia atribui os ataques ao PTC (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), classificado como grupo terrorista por Ancara e seus aliados ocidentais. Segundo informações da mídia, as bases militares turcas atacadas na sexta-feira e no sábado estão localizadas em Hakurk e Zap, no norte do Iraque. Na sequência dos ataques, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, falou sobre as retaliações do exército turco contra “os terroristas” no norte do Iraque e na Síria.

Erdogan declarou que “os malignos separatistas prestaram contas pelo sangue que derramaram” e reforçou a determinação de aplicar a estratégia para eliminar o terrorismo na região. As operações ocorrem em meio a um contexto de conflitos no Oriente Médio, especialmente no norte da Síria e no Iraque, onde diferentes grupos étnicos e políticos lutam por suas reivindicações territoriais e influência regional.

Com a escalada dos confrontos e as ações militares do governo turco, a questão da estabilidade e da segurança na região é ainda mais incerta.orelease of the Turkish army against “the terrorists” in northern Iraq and Syria. – The separatist evildoers have paid the price for the blood they shed -, he said.

– We will continue to diligently implement our strategy to eliminate terrorism at its source until the last terrorist is gone -, he added. The operations come amid a context of conflicts in the Middle East, especially in northern Syria and Iraq, where different ethnic and political groups fight for their territorial claims and regional influence.

With the escalation of the clashes and the military actions of the Turkish government, the issue of stability and security in the region is even more uncertain.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo