Quaker Oats anuncia recall nos EUA por suspeita de contaminação pela bactéria Salmonella; relação de produtos ampliada.

A gigante de alimentos PepsiCo precisará enfrentar uma nova crise: a Quaker Oats, que faz parte de sua estrutura, anunciou um recall de alguns de seus produtos nos Estados Unidos por suspeita de contaminação pela bactéria Salmonella. A lista de produtos recolhidos está relacionada a barrinhas de granola, salgadinhos, barrinhas de proteína Gatorade e algumas versões do cereal Cap’n Crunch, que é bastante popular nas mesas de café da manhã americanas. A situação começou a se desenhar já em dezembro, quando a companhia recolheu barras e cereais de granola. Nesta semana, a lista foi ampliada e inclui produtos com validade até 2024, como cereais Marias Gamesa, barras de granola e salgadinhos.

A Quaker Oats se pronunciou sobre o caso e destacou que não houve relatos confirmados de doenças relacionadas aos produtos contaminados. A Food and Drug Administration (FDA), o órgão regulador de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, afirmou que os produtos listados também foram recolhidos no Canadá.

A contaminação pela bactéria Salmonella pode causar intoxicação alimentar, com sintomas como febre, diarreia, náuseas, vômito e dores abdominais. Em casos raros, a infecção pode provocar problemas mais graves e até levar à morte. Por isso, o recolhimento dos produtos é uma medida de precaução para evitar a disseminação de doenças.

Além disso, é importante ressaltar que a Quaker Oats não detalhou como se deu a contaminação dos alimentos. A lista completa dos produtos recolhidos pela empresa pode ser encontrada em seu site oficial. Produtos tradicionais da marca, como aveia, farelo e farinha de aveia, não foram incluídos na lista de recolhimento.

A empresa ainda precisa avaliar o impacto desse recall em suas operações e, principalmente, em sua reputação diante dos consumidores. Afinal, uma crise de segurança alimentar pode minar a confiança do mercado, prejudicando as vendas e a imagem da marca perante o público. As ações da PepsiCo na bolsa de Nova York seguem reagindo de acordo com as notícias sobre o caso. A situação mostra que mesmo companhias gigantes e consolidadas no mercado estão suscetíveis a problemas que podem impactar diretamente seu desempenho e sua reputação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo