Pelos corredores da São Paulo Expo, profissionais do setor pet encontraram novidades e tendências, passando por alimentos naturais, suplementos, petiscos, brinquedos, caminhas, bolsas de luxo, produtos de higiene e beleza, areia para gatos, arranhadores, material para banho e tosa e equipamentos veterinários. Como nas edições anteriores, também ocorreram rodadas de negócio de exportação.
Embora o balanço também não tenha ainda sido divulgado, os resultados do evento foram comemorados por Guilherme Martinez, head de produto do núcleo pet da NürnbergMesse Brasil, promotora da Pet South America e da Pet Vet. “A nossa expectativa para a edição deste ano já era alta porque temos acompanhado o mercado, vemos o quanto novas marcas estão surgindo e o quanto as consolidadas seguem crescendo. Mas o resultado foi surpreendente. Só no primeiro dia, a Pet Vet, voltada à indústria veterinária, já bateu recorde de visitação, 73% acima do que tivemos no evento todo do ano passado”, disse.
Segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil), o Brasil tem cerca de 150 milhões de animais de estimação, sendo 85 milhões de cães e gatos. Cachorros são maioria nos lares, mas gatos estão em alta e lideram crescimento no país. “Os cuidados com os animais são cada vez mais prioridade para os tutores e o movimento nas nossas feiras reflete isso. Mesmo na Pet South America, era possível encontrar diversos produtos voltados ao bem-estar deles. Hoje, dividimos a atenção que temos com a nossa saúde com a dos pets. E, para nós, é muito gratificante que os principais players do mercado com soluções para cuidar deles estejam no nosso evento”, afirmou Martinez.
A marca de alimentos Royal Canin levou um hospital modelo, com equipe e estrutura adaptada na recepção e consultório para receber os felinos, incluindo caixas de transporte, arranhadores e o uso de feromônio. O ambiente cat friendly foi elaborado de acordo com programa da American Association of Feline Practitioners. A HTM Vet, que fabrica equipamentos para saúde e bem-estar, lançou um eletroestimulador portátil, aparelho de correntes excitomotoras e terapêuticas para tratamentos de dor aguda e crônica, drenagem de edemas e incontinência urinária, entre outros tratamentos. Também mostrou outros dispositivos veterinários para animais de pequeno e grande portes, como ultrassom.
Palestras debateram saúde mental no contexto da medicina veterinária, temas de saúde e de comportamento animal. O evento teve ainda uma edição especial do We Need To Talk About Cannabis, com especialistas e pesquisadores discutindo mercado e regulação do uso medicinal de cannabis para pets.
Além dos produtos e serviços voltados para felinos, a feira contou com diversas outras novidades. A marca de alimentos Prefere lançou um gelato que pode ser consumido por cães e humanos, nos sabores carne, morango, chocolate (alfarroba) e baunilha. A Docg apresentou sua nova linha de suplementos para cães e gatos, além de mostrar a Linha Natural Food LIOF, um alimento sem ingredientes artificiais e transgênicos. A Pratipet levou para o evento toalhas descartáveis e biodegradáveis, enquanto a Pet Society lançou a linha Hello Kitty and Friends, com produtos enriquecidos com extrato de algodão e camomila para cães e gatos.
No setor de higiene e beleza, a marca Hydra apresentou lançamentos com fórmulas de alta qualidade e tecnologia avançada, como uma água perfumada para finalizar o banho dos pets. Já a empresa Mabuu mostrou sua linha de produtos reciclados, incluindo roupas e camas feitas com fibra siliconada de garrafa pet verde e linho reciclável. E a Beethoven Agropet apresentou produtos desenvolvidos com madeira de reflorestamento, certificada ambientalmente.
A feira também contou com a presença de startups, micro e pequenas empresas do setor pet, além de empresas voltadas para pets não convencionais, como coelhos, tartarugas, hamsters e peixes. E o destaque ficou por conta da Mastergroom, a maior competição de tosa do mundo, que reuniu cerca de 600 cães e 800 competidores em 35 categorias.
A Pet South America 2023 foi um sucesso e mostrou como o mercado pet está em constante crescimento, atendendo às demandas dos tutores que buscam cada vez mais o bem-estar e a qualidade de vida de seus animais de estimação. O evento proporcionou a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações e tendências do setor, além de oferecer um ambiente propício para a realização de negócios e networking entre os profissionais do segmento. Com certeza, foi um evento importante para impulsionar ainda mais a indústria pet no Brasil e na América Latina.