EUA anunciam pacote de sanções contra Rússia em resposta à morte de Alexei Navalni em colônia no Ártico.

O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira, 20, que está preparando um novo pacote de sanções contra a Rússia como resposta à morte do líder da oposição Alexei Navalni em uma colônia penal no Ártico. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, declarou que o presidente Joe Biden está pessoalmente engajado na iniciativa, com os detalhes do pacote a serem revelados na sexta-feira, 23.

Kirby se recusou a entrar em detalhes sobre as novas medidas, citando a política do governo dos EUA, mas assegurou que o pacote será anunciado coincidindo com o segundo aniversário da invasão russa. Ele também enfatizou que os EUA não haviam determinado a causa da morte de Navalni, mas ressaltou que a responsabilidade final recai sobre Vladimir Putin.

Por sua vez, o Departamento do Tesouro se recusou a comentar os detalhes das próximas sanções, mas afirmou que a coalizão global impondo sanções sem precedentes à Rússia tem atrapalhado os esforços do Kremlin para equipar e abastecer seu Exército. O departamento também destacou que o presidente Biden ampliou as autoridades do Tesouro para visar aqueles que financiam os esforços de produção de guerra da Rússia, mesmo que em países terceiros.

Especialistas em política têm apresentado uma série de propostas para realizar sanções mais severas, como a apreensão dos fundos do Banco Central da Rússia e a redução do preço do petróleo russo no Grupo dos Sete para US$ 30. Além disso, a mãe de Navalni, Liudmila Navalnaia, pediu diretamente a Putin para que entregasse o corpo de seu filho, que está retido, conforme afirmam pessoas próximas a ele, para encobrir o fato de ter sido assassinado.

Em um vídeo, Navalnaia pediu a Putin que permitisse a ela ver o corpo de seu filho para que ele possa ser enterrado humanamente. Até o momento, o presidente russo não se pronunciou publicamente sobre a morte do opositor. No entanto, o Kremlin rejeitou as acusações feitas pela viúva de Navalni, Yulia Navalnaia, que responsabilizou Putin pela morte de seu marido.

Diante do cenário, as relações entre Rússia e Estados Unidos continuam tensas, com a expectativa de que as próximas sanções possam trazer mais complicações à situação diplomática entre os dois países. A morte de Navalni levou a uma nova onda de tensões entre as nações, com manifestações de apoio ao líder opositor ocorrendo tanto na Rússia quanto em outros países ao redor do mundo. A repercussão internacional do caso aumenta a pressão para que Biden tome medidas ainda mais contundentes contra o Kremlin.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo