Autoridades da Rússia ameaçam enterrar o opositor Alexei Navalni no Ártico após mãe se recusar a concordar com funeral.

As autoridades russas estão envolvidas em uma polêmica envolvendo o enterro do opositor Alexei Navalni, que faleceu na prisão localizada no Ártico na semana passada. De acordo com informações divulgadas por Kira Yarmish, porta-voz do opositor, as autoridades ameaçaram enterrar Navalni no terreno da prisão se sua mãe, Liudmila, não concordasse com um funeral secreto.

A mãe de Navalni teve um prazo de três horas para aceitar o ultimato, porém se recusou a negociar alegando que as autoridades não tinham o direito legal de decidir sobre o local e a hora do enterro de seu filho. Yarmish afirmou que Liudmila está exigindo o cumprimento da lei, que determina que o corpo seja entregue em até dois dias a partir da identificação da causa da morte.

As autoridades russas entregaram à mãe de Navalni uma certidão de óbito informando que a morte do opositor foi por causas naturais. No entanto, ela está insistindo para que seja permitida a realização de um funeral e um serviço memorial de acordo com a tradição. Não ficou claro se o enterro do corpo de Navalni ocorreu na prisão conforme o prazo dado à mãe expirou.

O Kremlin tem tratado Navalni como alguém insignificante, com o presidente Vladimir Putin evitando mencionar seu nome em público. No entanto, a luta pelo corpo de Navalni sugere o contrário, mostrando que as autoridades russas estão sensíveis à possibilidade de um funeral público em meio à repressão geral à dissidência.

Nos últimos dias, centenas de apoiadores de Navalni foram detidos ou presos pelas autoridades russas, em alguns casos apenas por depositarem flores em memoriais em homenagem ao opositor falecido. A situação envolvendo o enterro de Alexei Navalni segue se desenrolando, com a sociedade russa e a comunidade internacional acompanhando de perto os desdobramentos deste caso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo