Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Com esse resultado, o setor de serviços está 13,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e apenas 0,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica registrado em dezembro de 2022.
Dentre as atividades pesquisadas, quatro apresentaram evolução positiva na comparação entre os meses consecutivos: informação e comunicação (1,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), e transportes (0,7%). No entanto, os serviços prestados às famílias tiveram uma queda de 2,7%.
Um dos destaques no segmento de informação e comunicação foi o crescimento dos serviços audiovisuais, impulsionados pelo aumento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streaming. Com o período de férias, as salas de cinema registraram um aumento no público, contribuindo para o aumento do faturamento das empresas do setor.
Além disso, houve um aumento na receita das empresas que trabalham com edição integrada à impressão de livros, devido à produção de material didático direcionado às escolas. Na comparação com janeiro do ano anterior, o crescimento de 4,5% foi o maior desde maio de 2023, quando a expansão foi de 5,1%.
O avanço de janeiro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 foi observado em todas as cinco atividades pesquisadas e em 55,4% dos 166 tipos de serviços analisados. O setor de informação e comunicação foi o que exerceu o maior impacto positivo, com um crescimento de 6,8%.