Kamala Harris recebe presidente da Guatemala na Casa Branca para debater questões migratórias na América Central.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, recebeu em uma reunião na Casa Branca o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, nesta segunda-feira (18), para discutir questões relacionadas à migração, um dos temas centrais das eleições americanas de novembro. Harris, que lidera os esforços para combater o fluxo maciço de migrantes, está examinando junto com Arévalo formas de aliviar os fatores que promovem a migração irregular do norte da América Central.

A Casa Branca divulgou um comunicado informando sobre a reunião, destacando que o presidente americano, Joe Biden, propôs uma estratégia em 2021 para lidar com as causas profundas da migração, incluindo questões como segurança civil, boa governança, direitos humanos, proteções trabalhistas, violência de gênero e oportunidades econômicas. A colaboração entre o governo e empresas privadas também é apontada como um ponto-chave dessa estratégia, visando gerar empregos nos países de origem dos migrantes.

Por isso, Harris convocou uma reunião com líderes do governo, do setor privado e da sociedade civil no âmbito da “Centroamérica Adelante”, uma aliança público-privada que já mobilizou mais de 4,2 bilhões de dólares. A visita de Arévalo aos Estados Unidos acontece antes de uma cúpula regional sobre migração programada para abril na Guatemala.

A reunião entre Harris e Arévalo visa fortalecer a relação bilateral entre os Estados Unidos e a Guatemala, promovendo esforços conjuntos para o desenvolvimento e a democracia. Essa iniciativa reforça o compromisso mútuo em lidar de forma eficaz com as questões migratórias e seus desafios. Com a aproximação dos dois líderes, é esperado que sejam encontradas soluções para reduzir o fluxo de migrantes da América Central em direção aos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo