Serviços online do governo do RS fora do ar após enchente atingir sede de tecnologia da informação em Porto Alegre.

Após a sede do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) ser inundada, diversos sites e serviços online oferecidos pelo governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar ou funcionando precariamente, sem atualizações. A situação ocorreu em Porto Alegre, afetando diretamente o funcionamento de importantes plataformas governamentais.

No portal do governo estadual, a última notícia foi publicada na segunda-feira (6) às 20h43, pouco antes de o sistema de processamento de dados estaduais ser desligado para evitar um colapso da rede. Da mesma forma, o site da Defesa Civil estadual apresenta a última postagem datada do dia 5 de maio às 20h32.

A Secretaria de Educação chegou a atualizar seu site no início da tarde desta terça-feira (7), informando sobre a ativação de canais para o recebimento de doações via Pix, visando ajudar as vítimas das enchentes. No entanto, a publicação anterior era do dia 4 de maio, às 11h40.

Além disso, o portal de serviços do estado e os sites de outras secretarias essenciais, como as de Fazenda, Logística e Transportes e Saúde, estão inacessíveis devido aos problemas enfrentados pelo Procergs.

De acordo com o centro de tecnologia, o desligamento dos sistemas foi necessário para preservar a infraestrutura e garantir a retomada das atividades no menor tempo possível. A empresa ressaltou que a retirada temporária da maioria dos serviços ainda não tem previsão de retorno no momento.

Diante do impacto causado pela inundação na sede do Procergs, o governo do Rio Grande do Sul está trabalhando para solucionar os problemas técnicos e restabelecer a plena funcionalidade de suas plataformas o mais rápido possível. Enquanto isso, a população e os usuários dos serviços online devem aguardar a normalização das atividades afetadas.

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