A movimentação do navio aproveitou-se da maré alta para facilitar o processo e melhorar o trânsito no porto de Baltimore, considerado um dos mais movimentados dos Estados Unidos. Cinco rebocadores participaram da manobra, que durou cerca de 20 horas e envolveu o transporte do navio de 300 metros de comprimento por quatro quilômetros.
A embarcação, chamada “Dali” e com bandeira de Singapura, ficou sem energia antes de colidir com uma coluna de suporte da ponte Francis Scott Key em 26 de março, resultando no colapso da estrutura e na trágica morte dos operários. O acidente levou ao fechamento temporário do porto, porém, canais alternativos permitiram algum trânsito durante esse período.
Antes da colisão, o navio emitiu um chamado de auxílio, levando as autoridades a tentar interromper o tráfego na ponte, porém, o tempo foi insuficiente para evacuar todos os trabalhadores que estavam na ponte. A Junta Nacional de Segurança no Transporte está investigando o caso e afirmou que a tripulação do navio foi submetida a testes de drogas e álcool, todos com resultado negativo.
A reflutuação e rebocagem do navio representam um passo importante na recuperação da cidade de Baltimore após o trágico acidente que vitimou os operários e impactou o funcionamento do porto. A comunidade local aguarda ansiosamente por mais informações sobre as investigações em andamento e as medidas que serão adotadas para evitar que acidentes semelhantes ocorram no futuro.