Pesquisa aponta apoio da maioria aos 4 dias de trabalho semanal e propõe reconhecimento às empresas comprometidas com qualidade de vida dos funcionários.

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado, em colaboração com o gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS), trouxe resultados surpreendentes sobre a opinião dos brasileiros em relação à redução da semana de trabalho para quatro dias. De acordo com o levantamento, 73% dos entrevistados apoiam essa iniciativa, enquanto 54% acreditam que haverá uma melhoria significativa na qualidade de vida com essa mudança.

Esses números chamaram a atenção da senadora Soraya Thronicke, que decidiu agir com base nas informações obtidas. Em resposta aos dados da pesquisa, a parlamentar apresentou um projeto de lei que propõe a criação do “Diploma Empresa Ideal”. Essa premiação seria concedida às organizações que se comprometerem com a qualidade de vida dos seus funcionários, implementando a semana de trabalho reduzida.

Segundo a senadora, a adoção da semana de trabalho de quatro dias não só trará benefícios individuais aos trabalhadores, como também trará vantagens para as empresas. Com o Diploma Empresa Ideal, as organizações serão incentivadas a repensar suas práticas e a valorizar o bem-estar dos seus colaboradores.

Essa iniciativa surge em um momento em que a sociedade está cada vez mais atenta às questões de saúde mental, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com a pandemia de Covid-19 evidenciando a importância do cuidado com o bem-estar dos funcionários, propostas como a apresentada pela senadora Soraya Thronicke tendem a ganhar destaque e apoio.

Diante desses dados e da relevância do tema, é possível que o projeto de lei proposto pela senadora seja debatido e analisado com atenção pelo Congresso Nacional, gerando um importante diálogo sobre as condições de trabalho no Brasil e a necessidade de promover ambientes mais saudáveis e equilibrados para os trabalhadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo