Painel de Transparência dos Festejos Juninos revela informações de 12 municípios e 37 artistas contratados no Estado de Pernambuco

Com a temporada de festas juninas em alta, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) junto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou o Painel de Transparência dos Festejos Juninos. Desde a sua inauguração há uma semana, prefeituras, Empetur e Fundarpe do governo estadual têm alimentado o sistema com informações sobre os eventos programados para o mês de junho.

Até o momento, 12 municípios e 37 artistas contratados já estão registrados no painel, com prefeituras como Araripina, Caruaru, Condado, Iati, Igarassu, Ipojuca, Itapetim, Petrolândia, Tabira, Recife, São José da Coroa Grande e Santa Terezinha fornecendo seus dados.

O Promotor de Justiça Hodir Leitão, coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e do Terceiro Setor do MPPE, acredita que com a continuidade do repasse de informações pelos gestores, o painel terá um panorama mais preciso da programação junina, perfil das atrações e investimentos feitos em cada município.

Diversos órgãos estão apoiando esta iniciativa, como o Ministério Público de Contas, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a Associação dos Controladores Municipais e as Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo e Lazer. A transparência dos festejos juninos é fundamental para garantir que recursos públicos sejam empregados de forma correta e eficaz nas festividades.

Com o Painel de Transparência dos Festejos Juninos, a população e os órgãos fiscalizadores podem ter acesso a informações detalhadas sobre as celebrações do São João em Pernambuco, promovendo assim uma gestão mais transparente e responsável dos recursos públicos investidos nos eventos juninos. Este é um passo importante para garantir a lisura e a eficiência dos festejos juninos no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo