Joe Biden emite ações executivas para restringir travessia de migrantes antes da eleição de novembro nos EUA.

Em um movimento surpreendente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou ações executivas nesta terça-feira, 4, com o intuito de conter as entradas ilegais pela fronteira sul do país antes das eleições de novembro. Essa medida emergencial visa reduzir o número de migrantes que atravessam irregularmente o território americano.

A decisão estabelece a suspensão do processamento de asilo na fronteira com o México quando as entradas ilegais atingirem um patamar considerado elevado. Com essa ação, a fronteira entre os Estados Unidos e o México será temporariamente fechada se as travessias ilegais ultrapassarem 2,5 mil por dia. A retomada das atividades só será permitida após o registro de uma média de 1,5 mil travessias ou menos por dia, por no mínimo uma semana.

O fechamento iminente ocorre após estimativas apontarem que cerca de 4 mil pessoas entram nos Estados Unidos diariamente, com um aumento considerável nas últimas semanas. Segundo fontes, na segunda-feira, 3,5 mil indivíduos atravessaram a fronteira sem autorização, mantendo a tendência que vem sendo observada recentemente.

Essa ação do presidente Biden surge em um momento de aumento nas passagens de fronteira, embora os números estejam 50% abaixo dos recordes estabelecidos no final do ano passado. Esta medida terá impacto direto nos brasileiros, que são o oitavo país com o maior número de imigrantes ilegais chegando aos Estados Unidos em 2022, de acordo com o Departamento de Segurança Interna americano.

Além disso, a política estabelecida por Biden também inclui medidas mais rígidas para os migrantes que solicitam asilo nos Estados Unidos. Agora, eles poderão pedir asilo de forma voluntária, sem serem questionados pelas autoridades. No entanto, serão submetidos a um processo mais criterioso e, se aprovados, poderão buscar outras formas de proteção humanitária, como a estabelecida na Convenção das Nações Unidas contra a Tortura.

Essas ações do governo americano têm por objetivo frear o aumento no fluxo migratório que tem ocorrido nos últimos meses, principalmente através da fronteira sul do país. A situação complexa apresenta desafios logísticos e humanitários, exigindo uma abordagem eficaz para lidar com os migrantes e garantir a segurança e a ordem na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo