No último dia 7, a agência enviou um ofício solicitando esclarecimentos à Golden Cross após anúncios veiculados na imprensa sobre a suspensão da venda dos planos de saúde. A ANS deixou claro que a operadora não tem permissão para suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada, que era 18 de junho. Todos os planos registrados na reguladora e com status “ativos” devem permanecer disponíveis para aquisição pelos consumidores, a menos que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS.
Além disso, a ANS esclareceu que a parceria entre a Golden Cross e a Amil para utilização da rede não necessita de autorização, pois é permitida por lei e normativos da saúde suplementar. No entanto, qualquer alteração no tipo de contratação registrada, como a utilização da rede da Amil pela Golden Cross, requer comunicação à reguladora.
É importante ressaltar que, apesar dessas mudanças, o atendimento aos clientes não será afetado, pois a Golden Cross continuará sendo responsável pela prestação de assistência. As operadoras têm a obrigação de oferecer todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato estabelecido e dentro dos prazos determinados pela agência.
A Agência Brasil entrou em contato com a Golden Cross, porém até o momento não obteve resposta da operadora. A ANS está aguardando os esclarecimentos necessários para tomar as medidas cabíveis em relação à suspensão da venda de planos de saúde pela Golden Cross.