Polícia Federal desarticula esquema de fraude no FGTS em Pernambuco e evita saque de valores ilegais da conta

Nesta quinta-feira, 20 de junho, a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco deflagrou a Operação Fim da Balada, que resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão na Região Metropolitana de Recife, mais precisamente em Paulista/PE. A ação faz parte de uma investigação relacionada à tentativa de adulteração de dados cadastrais no SISFGTS, sistema vinculado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Durante a operação, foi apreendido um disco rígido de computador e um smartphone no local alvo do mandado. A ação foi desencadeada após a Caixa Econômica Federal identificar alterações suspeitas no cadastro de uma beneficiária do FGTS. Graças à rápida verificação da falsidade dos dados e à pronta comunicação às autoridades competentes, foi possível evitar que saques fraudulentos fossem realizados na conta do FGTS da pessoa em questão.

As investigações conduzidas pela Polícia Federal resultaram na identificação e localização do possível responsável pelas alterações cadastrais fraudulentas. Esse desdobramento culminou na expedição do mandado de busca e apreensão cumprido durante a Operação Fim da Balada. O investigado poderá responder pelo crime de furto qualificado realizado por meio eletrônico ou informático, na modalidade tentada, conforme previsto no Art. 155, § 4º-B c/c Art. 14, II do Código Penal Brasileiro.

A ação da Polícia Federal e da Caixa Econômica Federal demonstra a eficácia da cooperação entre órgãos públicos na prevenção e combate a fraudes e crimes cibernéticos. A identificação e neutralização de tentativas de saques indevidos no FGTS resguarda não apenas os recursos do fundo, mas também a segurança e confiança dos beneficiários. A operação continua em andamento e novos desdobramentos podem surgir conforme avancem as investigações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo