ONU alerta para a violência armada contra crianças e adolescentes no Brasil e pede ação urgente das autoridades.

A representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para Proteção Contra Violência, Najat Maalla M’jid, fez um alerta contundente durante sua visita ao Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de junho. Em encontros com autoridades, lideranças jovens e movimentos sociais, a representante destacou a urgência de proteção às crianças e adolescentes que são vítimas da violência armada.

Durante sua estadia na cidade, Najat M’jid ouviu relatos angustiantes de jovens atendidos por iniciativas do Unicef, que compartilharam experiências de violência e racismo. Além disso, mães de vítimas de violência armada expuseram a luta por justiça e apoio por parte do Estado, enfatizando a necessidade de respostas rápidas e eficazes para não revitimizar as famílias.

A representante da ONU ressaltou a importância de políticas de prevenção da violência que garantam o acesso seguro e contínuo das crianças à escola, evitando impactos negativos em seu desenvolvimento e no ambiente em que vivem. Em reuniões com autoridades como o prefeito Eduardo Paes, o procurador-geral de Justiça do Estado Luciano Mattos e outros representantes, foram discutidos sistemas de proteção, integração de dados e a implementação de medidas protetivas para garantir a segurança das crianças em territórios vulneráveis.

Najat M’jid destacou a importância da integração de iniciativas e ações protetivas a nível governamental para acelerar a proteção das crianças e adolescentes no Brasil. A representante da ONU ressaltou que o compromisso e a colaboração entre os diferentes setores e níveis do governo são fundamentais para garantir a eficácia das políticas de proteção.

Além do Rio de Janeiro, Najat M’jid também visitou Brasília e Boa Vista (RR) durante sua missão no Brasil. Sua presença e atuação buscam sensibilizar as autoridades e a sociedade sobre a urgência de proteger as crianças e adolescentes contra a violência armada, garantindo seu direito a viver em um ambiente seguro e livre de violência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo