Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado em busca de recomposição salarial e melhores condições de trabalho

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (16). A decisão foi tomada em uma plenária nacional convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e, segundo a entidade, visa reivindicar a recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A categoria, composta por 19 mil servidores ativos, sendo a maioria formada por técnicos e analistas, busca melhorias em diversos aspectos de suas carreiras. Dentre as principais demandas estão a reestruturação das carreiras, reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado, jornada de trabalho de 30 horas para todos, fim do assédio moral institucional, entre outras.

A Fenasps critica a proposta apresentada pelo governo, que, segundo a entidade, não contempla as necessidades dos servidores, já que as perdas salariais dos últimos anos ultrapassam os 53%. A proposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos prevê um ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos, mas a entidade considera que a proposta não atende de forma satisfatória as demandas da categoria.

A greve pode impactar os serviços prestados pelo INSS, como a concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do atendimento presencial e análise de recursos e revisões. Por outro lado, mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados de forma online, por meio da plataforma Meu INSS e pela Central de Atendimento 135.

O fim da greve ficará condicionado ao avanço nas negociações entre os servidores e o governo, que deverá apresentar propostas que atendam às demandas da categoria. Enquanto isso, os segurados do INSS podem enfrentar possíveis dificuldades no acesso aos serviços presenciais oferecidos pela instituição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo