Dez estudantes brasileiros se preparam para as Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica em 2024: Brasil terá representantes em competições internacionais.

Dez talentosos estudantes brasileiros foram selecionados para representar o Brasil em competições internacionais de Astronomia e Astrofísica. A delegação brasileira conta com cinco jovens que participarão da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e mais cinco que competirão na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Os representantes brasileiros na IOAA 2024 são Francisco Carluccio de Andrade, Gustavo Mesquita França, Heitor Borim Szabo, Lucas Cavalcante Menezes e Natália Rosa Vinhaes. Esses jovens competirão entre os dias 17 e 27 de agosto nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Por outro lado, Arthur Gomes Gurjão, Filipe Ya Hu Dai Lima, Larissa Midori Miamura, Luca Pieroni Pimenta e Lucas Praça Oliveira representarão o Brasil na OLAA, que ocorrerá na Costa Rica de 25 a 29 de novembro. Todos os estudantes selecionados conquistaram sua vaga após participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2023.

Segundo Eugênio Reis, pesquisador do Observatório Nacional e um dos coordenadores do processo seletivo, a OBA é o pontapé inicial para a formação da equipe brasileira. A competição conta com milhares de estudantes que passam por uma série de provas online, que vão gradativamente aumentando em dificuldade.

Após a seleção dos melhores alunos, eles participam de provas presenciais, onde são selecionados os 40 jovens que passarão por treinamentos no Hotel Fazenda Ribeirão. Desses, são escolhidos os 10 alunos que representarão o Brasil nas olimpíadas internacionais, assim como cinco suplentes.

Os treinamentos visam preparar os estudantes para enfrentarem desafios teóricos, práticos e de competição. A expectativa é que o Brasil mantenha seu bom desempenho na OLAA e busque medalhas de ouro na IOAA, competição de alto nível e extrema dificuldade. A preparação dos estudantes tem sido aprimorada para garantir resultados expressivos nas competições internacionais.

Portanto, a expectativa é grande para a participação dos jovens brasileiros nas olimpíadas de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica, com a busca por medalhas e a representação do país nessas importantes competições internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo