Propostas para fortalecer a segurança cibernética no Brasil serão apresentadas ao GSI em documento da sociedade civil.

A sociedade civil e os setores produtivos do Brasil apresentaram hoje ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) um documento contendo propostas para a Estratégia Nacional de Cibersegurança. Esse relatório é fruto de oito meses de trabalho do Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime (INCC), liderado por Luana Tavares, que também é CEO da instituição. A ideia por trás desse documento é propor medidas que podem ajudar o país a lidar de forma mais eficaz com os crimes cibernéticos, uma vez que o Brasil figura como o segundo país mais atacado do mundo nesse sentido.

Uma das propostas mais relevantes do relatório é a criação de uma agência nacional dedicada ao combate ao cibercrime, além do aumento do orçamento destinado a essa área. Segundo Luana, o Brasil ainda investe significativamente menos em segurança cibernética do que Estados Unidos e Reino Unido, o que reflete na falta de resiliência do país diante desse tipo de ameaça. Outro ponto importante levantado no documento é a necessidade de uma estrutura central de cibersegurança que tenha como foco não apenas a regulamentação, mas também a educação e conscientização da população.

Além disso, o relatório aponta a importância da legislação em relação aos crimes cibernéticos, defendendo uma revisão do Código Penal para melhor tipificar esses delitos. Também é proposta a criação de uma Política Nacional de Compartilhamento de Dados de Incidentes, visando centralizar as informações para gerar estatísticas e aprimorar os mecanismos de combate a esse tipo de crime.

Em suma, o documento apresentado ao GSI representa um passo importante na busca por uma maior segurança cibernética no Brasil, enfatizando a necessidade de investimentos, educação da população e aprimoramento da legislação nessa área. São propostas que visam tornar o país mais resiliente e preparado para lidar com os desafios do mundo digital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo