Convenções partidárias para escolha de candidatos nas eleições municipais de 2024 encerram nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (5), encerra o prazo para realização das convenções partidárias, momento crucial para a escolha dos candidatos que concorrerão nas eleições municipais de 2024, agendadas para o mês de outubro. As convenções são etapas obrigatórias em anos eleitorais, onde os partidos precisam oficializar os nomes dos seus candidatos, seguindo os trâmites estabelecidos em seus estatutos.

Geralmente, as grandes siglas já chegam nas convenções com seus principais nomes definidos, transformando o evento em uma festividade para a confirmação das candidaturas. Além disso, durante essas reuniões, também são discutidas possíveis coligações entre os partidos.

Cada partido, coligação ou federação pode apresentar apenas um candidato a prefeito e vice em cada município. Já para vereadores, cada partido pode lançar candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.

De acordo com o calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar todas as candidaturas. Até o momento, cerca de 45 mil candidaturas já foram solicitadas para as eleições deste ano. Vale ressaltar que 156 milhões de eleitores estão aptos a votar nos 5.569 municípios do Brasil.

Esse processo eleitoral é fundamental para a democracia do país, pois é através das eleições municipais que a população exerce o seu direito ao voto e escolhe seus representantes. Portanto, as convenções partidárias são momentos decisivos para a definição dos rumos políticos de cada localidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo