Operação Decurio da Polícia Civil de SP prende 13 pessoas ligadas ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em 15 cidades.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Civil de São Paulo deflagrou a Operação Decurio, que resultou na prisão de pelo menos 13 pessoas envolvidas com uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação tem como alvo uma quadrilha que estava infiltrada no serviço público de diversas cidades do Estado.

As autoridades estão em busca de cumprir 20 mandados de prisão e 60 de busca e apreensão em 15 municípios paulistas. Até o momento, além das detenções, foram apreendidos 20 celulares, sete veículos, três armas de fogo, além de quantias em dinheiro em reais e dólares, totalizando cerca de R$ 26 mil, e relógios de luxo.

A 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Direitos da Capital determinou o bloqueio de mais de R$ 8 bilhões das contas dos investigados, que não tiveram seus nomes divulgados. Segundo informações obtidas, pelo menos uma servidora municipal foi identificada como membro de alto escalão da organização criminosa em questão.

A Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes coordena a Operação Decurio, que mobilizou cerca de 400 policiais atuando em diversas cidades do Estado de São Paulo. As investigações tiveram início após a prisão de uma mulher em posse de drogas na região de Itaquaquecetuba, que foi identificada como esposa de um líder de facção criminosa e responsável por levar mensagens dos presos dessa facção para outros criminosos.

O esquema descoberto pelos agentes previa a lavagem do dinheiro proveniente do tráfico de drogas, além de um projeto para incluir integrantes da quadrilha nas eleições municipais, com candidatos ligados à organização criminosa. Os detalhes da operação ainda estão sendo desvendados pela Polícia Civil e mais informações devem ser divulgadas em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo