Como saber se você foi convocado para ser mesário nas Eleições 2024: confira os nomes e saiba como proceder.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco divulgou os editais com os nomes das pessoas convocadas para atuar como mesários, prestar apoio logístico e participar do Teste de Integridade das urnas eletrônicas nas Eleições de 2024. Os partidos políticos e federações têm até cinco dias para contestar as nomeações, assim como os mesários têm o mesmo prazo para recusar a convocação. Em caso de recusa, é necessário apresentar justificativa em até dois dias, com possibilidade de recurso nos tribunais regionais eleitorais em até três dias, seguido de resposta em igual período.

Para conferir se foi convocado, os cidadãos devem entrar em contato com o cartório eleitoral em que estão inscritos ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico do TRE de seu estado. O prazo para as nomeações das seções instaladas em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes vai até 30 de agosto.

Embora o trabalho como mesário não seja remunerado, o Tribunal Superior Eleitoral oferece diversos benefícios, como possibilidade de contar horas complementares em cursos universitários, vantagem em caso de empate em concurso público, auxílio-alimentação de R$ 60 por turno trabalhado no dia da eleição e dois dias de folga por cada dia de trabalho, negociados com a empresa ou instituição em que o mesário atua.

O treinamento para os mesários selecionados aborda diversas questões, como condutas na seção eleitoral, montagem e operação da urna eletrônica, segurança do voto, entre outros. A participação no treinamento é obrigatória e quem já atuou como mesário precisa refazê-lo a cada ano eleitoral.

Em caso de impossibilidade de comparecimento, é necessário justificar a ausência em até 30 dias após a eleição. Caso não haja justificativa válida, a pessoa convocada pode receber uma multa ou até sofrer penalidades mais severas, como suspensão do trabalho em caso de servidores públicos. Para cancelar a inscrição voluntária como mesário, basta contatar o cartório eleitoral, porém isso não impede a convocação em caso de necessidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo