A operação de remoção dos motores da aeronave contou com a presença de representantes do Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Securite De L’aviation Civile, da França – BEA, responsável pela fabricação da aeronave, e também de representantes da agência canadense Transportation Safety Board of Canada (TSB), responsável pela fabricação dos motores.
Segundo nota divulgada pela FAB, os motores turboélice da aeronave, fabricada pela marca franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), serão armazenados inicialmente em São Paulo, nas instalações do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para a continuidade das investigações técnicas.
A aeronave em questão contava com um motor turboélice PW127M, desenvolvido e fabricado pela Pratt & Whitney Canada, certificado posteriormente pela Transport Canada Civil Aviation, de acordo com informações disponíveis no site oficial da ATR.
No sábado (10), as caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283 foram abertas por profissionais do Cenipa/FAB. A análise do conteúdo presente nessas caixas-pretas deve ser concluída em aproximadamente 30 dias, quando será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico.
Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, representante do Cenipa, está programado para fazer um pronunciamento à imprensa ao meio-dia deste domingo, em frente ao local do acidente aéreo, no condomínio residencial Recanto Florido, em Vinhedo.