Identificados doze corpos do acidente aéreo em Vinhedo; IML de São Paulo segue processo de reconhecimento das vítimas.

O Instituto Médico Legal (IML) do estado de São Paulo está trabalhando incansavelmente na identificação dos corpos das vítimas do trágico acidente aéreo envolvendo o voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira (9). Até o momento, doze corpos já foram identificados, e um deles já foi liberado para os familiares para os trâmites legais. A expectativa é que mais sete corpos tenham seus processos finalizados ainda neste domingo (11).

O IML Central foi designado para atender exclusivamente a essa tragédia e conta com uma equipe de cerca de 40 profissionais, incluindo médicos, dentistas legais, antropólogos e radiologistas, dedicados à identificação dos corpos das 62 vítimas, entre passageiros e tripulantes. O estado de São Paulo declarou luto oficial de três dias em homenagem às vítimas do acidente.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também está colaborando com as investigações, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Paralelamente, a Delegacia de Vinhedo abriu um inquérito policial para esclarecer os fatos do acidente.

Enquanto isso, o Instituto Oscar Freire tem sido um local de acolhimento para as mais de 40 famílias das vítimas fatais, auxiliadas pelas equipes da Defesa Civil estadual. As famílias têm fornecido informações e material biológico para ajudar na identificação dos corpos.

O governo de São Paulo providenciou acomodações em hotéis para os familiares que chegam à capital em busca do reconhecimento dos corpos, com acompanhamento psicológico e orientações para o prosseguimento dos procedimentos no Instituto Oscar Freire.

Enquanto as investigações prosseguem, a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo está garantindo a preservação do local do acidente, com a utilização de equipamentos anti drone para evitar sobrevoos não autorizados na área. A população de Vinhedo e de todo o estado de São Paulo permanece consternada com essa tragédia e aguarda por respostas claras sobre as circunstâncias desse acidente aéreo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo