No entanto, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o estado alcançou 5,7 pontos, superando a meta projetada. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), Pernambuco também atingiu a meta, com 5,0 pontos. Esses resultados refletem um avanço significativo em relação às metas estabelecidas para o estado no período de 2007 a 2021.
O deputado ressaltou que, historicamente, Pernambuco tem apresentado melhorias nos índices do Ideb no ensino médio, mas a queda deste ano representa um retrocesso. Ele destacou a importância da qualidade da educação pública no estado e expressou preocupação com os rumos que as políticas educacionais estão tomando.
Além disso, Borges apontou para outras áreas em que Pernambuco vem enfrentando desafios, como a segurança pública e o sistema de saúde. Para o parlamentar, a queda nos índices do Ideb no ensino médio é mais um sinal de que políticas públicas que antes apresentavam avanços estão sendo desmanteladas, o que é considerado lamentável e preocupante.
Dessa forma, o deputado Waldemar Borges enfatizou a importância de se manter o foco na qualidade da educação e de buscar soluções para reverter o cenário atual, visando garantir um futuro mais promissor para a educação em Pernambuco.