Recife será beneficiado com o Programa Estação Juventude do Governo Federal, visando potencializar o acesso a tecnologias sociais para jovens.

O Programa Estação Juventude, desenvolvido pelo Governo Federal, chegará a algumas capitais do Brasil, incluindo o Recife. A capital pernambucana está entre as 20 contempladas com o programa, que recebe um aporte financeiro de até R$ 500 mil para sua implementação através da Secretaria Executiva de Juventude local.

O Compaz Dom Hélder Câmara, localizado na Joana Bezerra, foi escolhido como o local para receber os investimentos do programa. A previsão é de que a implementação ocorra no primeiro semestre do próximo ano, beneficiando especialmente os jovens de 15 a 29 anos que vivem em áreas vulneráveis próximas ao Compaz e que estão cadastrados no CadÚnico ou possuem renda inferior a um salário mínimo.

O foco principal do projeto Estação Juventude é garantir o acesso dos jovens a políticas, programas e ações que promovam sua inclusão social e cidadania. Além disso, serão priorizados grupos específicos de jovens, como afrodescendentes, jovens em situação de conflito com a lei, mães jovens solo, jovens LGBTQIAPN+ e jovens com deficiência.

Uma das principais iniciativas do programa é a criação de um Laboratório de Juventude Criativa, que visa potencializar iniciativas culturais e da Economia Criativa entre os jovens. Além disso, outras atividades, como a Central de Informações Estação Juventude, Oficinas de Trajetórias, Fortalecimento da Rede de Emancipação Territorial e Realização da Ação Específica Local, contribuirão para fortalecer a autonomia e inclusão dos jovens atendidos pelo programa.

A implementação do Laboratório de Juventude Criativa tem como objetivo promover cursos e projetos focados na economia criativa, visando melhorar a qualidade de vida dos jovens da comunidade. Essa iniciativa buscará fortalecer a autonomia dos jovens por meio do acesso ao conhecimento, educação, emprego, cultura e tecnologia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo