Alta taxa de abstenção: mais da metade dos inscritos em Pernambuco faltam às provas do Concurso Nacional Unificado

O concurso nacional unificado (CNU) promovido pelo governo federal no último domingo (18) teve uma alta taxa de abstenção em Pernambuco. Segundo informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, mais da metade dos inscritos no estado faltaram às provas, totalizando 56,5% dos 101.908 candidatos. Esse número representa uma porcentagem acima da média nacional de 54,12%.

No total, o CNU foi aplicado em sete cidades pernambucanas, sendo elas Recife, Petrolina, Caruaru, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada e Garanhuns. Recife foi a cidade com maior número de inscritos, totalizando 52.445 candidatos.

Em relação ao Brasil, 970.037 pessoas realizaram a prova, no entanto, o número de inscritos era de 2,1 milhões. O CNU oferece 6,6 mil vagas em 21 órgãos da administração federal, sendo a maior seleção já feita no país em número de candidatos.

Os gabaritos das avaliações estão previstos para serem divulgados nesta terça-feira (20). As notas finais serão publicadas em 8 de outubro, com a possibilidade de envio de títulos nos dias 9 e 10 do mesmo mês. Os resultados finais serão divulgados em 21 de novembro, e o governo começará a convocar os aprovados para posse e cursos de formação em janeiro do próximo ano.

O CNU foi dividido em oito blocos, abrangendo diversas áreas de conhecimento, com taxas de abstenção variadas. O Distrito Federal teve a menor taxa de faltosos, com 43,39%, enquanto o Ceará foi o estado com maior abstenção, atingindo 59,65% dos candidatos.

Com a provável publicação dos resultados e início do processo de convocação, os candidatos aguardam ansiosamente para saber o desfecho desse grande concurso nacional unificado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo