95% das novas vagas do Mais Médicos são preenchidas por profissionais formados no Brasil, aponta Ministério da Saúde

A notícia que movimenta o setor da saúde no Brasil nesta quinta-feira (22) é a divulgação feita pelo Ministério da Saúde acerca do preenchimento de 95% das 3.177 novas vagas do programa Mais Médicos por profissionais formados no Brasil. Essa informação revela um panorama animador para a saúde no país, indicando que a formação nacional está cada vez mais preparada para atender as demandas da população.

Segundo dados do Ministério da Saúde, do total de 33.014 inscrições registradas no último ciclo do programa, 9,3% eram de cotistas. Dentre esses candidatos, 12,4% se inscreveram para vagas destinadas a pessoas com deficiência e 88% optaram pelas cotas étnico-raciais. Esses números refletem um avanço na diversidade e inclusão no programa Mais Médicos.

A distribuição por sexo dos inscritos também foi divulgada, sendo que 56,9% das inscrições foram femininas, 43% masculinas e 0,1% não especificaram o sexo. Além disso, o perfil dos inscritos foi detalhado, com o perfil 1 (médicos com registro no Brasil) sendo o mais prevalente, seguido pelo perfil 2 (brasileiros formados no exterior) e pelo perfil 3 (estrangeiros formados no exterior).

Em relação aos resultados obtidos no 38º ciclo, apenas uma vaga em São Jerônimo (RS) não foi ocupada. Dos profissionais alocados, 95% pertencem ao perfil 1 e 5% ao perfil 2, mostrando uma mudança significativa em comparação com ciclos anteriores. Além disso, a autodeclaração de raça e cor revelou que a maioria dos selecionados se identificaram como brancos, seguidos por negros, amarelos e indígenas.

No quesito orientação sexual, a análise foi realizada pela primeira vez, mostrando que a maioria dos profissionais se identifica como heterossexual. A distribuição dos profissionais do 38º ciclo será feita de acordo com as regiões do país, com destaque para o Nordeste, Sudeste e Sul, que receberão um maior número de profissionais.

Em resumo, os números divulgados pelo Ministério da Saúde revelam um panorama promissor para o programa Mais Médicos, mostrando a preparação e diversidade dos profissionais formados no Brasil e no exterior que irão atuar para garantir um atendimento de qualidade à população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo