Espanhol é preso com 13,6 kg de cocaína escondidos em produtos de beleza no Aeroporto dos Guararapes em Recife

Um cidadão espanhol de 25 anos, identificado como camareiro, foi preso em flagrante pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife, na noite do dia 23 de agosto de 2024. A ação faz parte de uma operação rotineira para combater o tráfico internacional e doméstico de drogas, bem como outros crimes no terminal.

Durante a fiscalização, os agentes utilizaram um aparelho de raios X para identificar uma substância suspeita em 11 recipientes de produtos de beleza e dentários, escondidos em duas malas do passageiro que vinha de Natal, Rio Grande do Norte, e tinha como destino final Lisboa, Portugal. Após realização do narcoteste, foi confirmado que se tratava de cocaína, totalizando aproximadamente 13,6 kg.

O espanhol, natural de Pujilí Cotopaxi, no Equador, e residente em Barcelona, foi detido no local e encaminhado à sede da Polícia Federal para os procedimentos de Polícia Judiciária. Ele foi autuado por tráfico internacional de drogas, de acordo com o artigo 33 combinado com o artigo 40, item I, da Lei nº 11.343/2006, e pode enfrentar uma pena de 5 a 20 anos de prisão se condenado.

Durante o interrogatório, o preso admitiu que a droga foi adquirida no Equador e seria entregue em Lisboa, onde receberia entre 6 e 7 mil euros pelo transporte, valor que seria utilizado para comprar um videogame de última geração. No entanto, ele se negou a fornecer informações sobre os envolvidos na operação.

Após a audiência de custódia, a prisão preventiva foi confirmada e o espanhol foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), onde permanecerá à disposição da Justiça Federal. A apreensão da droga e do celular do acusado reforça o compromisso das autoridades em combater o tráfico de entorpecentes e outros crimes no Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo